Por Márcio Araújo, Atendimento Internacional
O Japão surpreende, porque nunca encontrei em nenhum lugar do mundo, um povo, que tivesse tanto prazer em servir o semelhante! Quando tinha alguma dificuldade em localizar algo, solicitava um “information please”, e na grande maioria das vezes, eles não falavam nada de inglês, mas, mesmo assim, achavam uma forma de nos ajudar, às vezes tendo que alterar o seu próprio percurso andando em sentido contrário, por 3 ou 4 quarteirões, tão somente com o objetivo de resolver o nosso problema! Inacreditável, mas é assim que os japoneses tratam seus turistas!
Primeira dica, na chegada:
Utilize o Transfer “Limousine Airport” que poderá levá-lo do Aeroporto diretamente para alguns bons Hotéis de Tokyo. (3.100 yenes por pessoa)
Distância: 80 Km (Narita/Shinjuku)
KEIO PLAZA HOTEL
O Hotel além de estar no coração de “Shinjuku”, oferece um café da manhã muito bom e tem uma equipe de concierge muito bem treinada,
A grande variedade de restaurantes oferecidos no Keio Plaza Hotel inclui gastronomia japonesa, francesa, italiana, chinesa e coreana.
No sub-solo do hotel estão situados todas as opções de restaurantes, inclusive uma loja de conveniência, onde encontra-se várias opções de comidas rápidas.
Nas imediações do hotel, pode-se conhecer o Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio (fica a menos de 5 minutos a pé) e a área de Kabukicho (15 minutos a pé). Já o Santuário de Meiji Jingu e o Jardim Nacional de Shinjuku Gyoen ficam a 20 minutos de caminhada.
ESTÁTUA DO HACHIKO
Hachiko, um cão da raça Akita, cuja estátua, em frente a Estação de Shibuya, faz menção a grande lealdade desse cão ao seu dono. A história de Hachiko comoveu todo o Japão, e foi idolatrado por todos, pelo amor que dedicou ao seu grande amigo e companheiro, o Professor Ueno.
O CRUZAMENTO DA ESTAÇÃO DE SHIBUYA
Shibuya é uma área onde se encontram diversas lojas, cafés e restaurantes, porém o grande atrativo é o cruzamento de ruas mais movimentado de Tóquio. Uma parada obrigatória para o visitante de Tóquio.
O bairro começou a crescer após as Olimpíadas de 1964 e é considerado o lugar para festas (sakariba) para os jovens. Para chegar ao bairro, basta pegar o metrô ou JR e saltar na estação Shibuya e sair pela saída Hachiko. É frequentado por todo tipo de público, incluindo os turistas que querem não só ver, mas também atravessar o cruzamento mais movimentado do mundo, o Shibuya Crossing. Um local interessante para apreciar esse movimentado lugar é ir ao segundo andar do “Café Starbucks” para ver o emaranhado de pessoas circulando!
TAKESHITA-DORI STREET
Localizado em frente da saída da Estação de Harajuku e a alguns metros da famosa avenida Omotesandō, a Rua Takeshita é muito popular entre jovens e adolescentes, particularmente para aqueles que visitam Tóquio em excursões escolares ou locais de compras, principalmente para pequenas jovens "cute” nos fins de semana.
A Rua Takeshita (竹下通り, Takeshita-dōri?) é uma rua apenas para pedestres repleta de butiques de moda, cafés e restaurantes em Harajuku, no bairro de Shibuya. As lojas que há em Takeshita incluem cadeias importantes, como The Body Shop, McDonald’s e 7-Eleven, mas a maioria das empresas são pequenas lojas independentes que carregam uma variedade de estilos.
ROPPONGI
É famoso pela vida noturna agitada, além de bons restaurantes, e outros endereços saborosos, incluindo restaurantes de Chefs como Joël Robuchon, que tem um filial de sua La Boutique no Roppongi Hills, um dos empreendimentos responsáveis pela transformação do bairro, que abriga, ainda, outras ícones como Il Mulino New York, o badalado restaurante italiano nova-iorquino.
No complexo Tokyo Midtown. encontramos outros nomes famosos no Oriente e no Ocidente, como Sadaharu Aoki, mago dos macarons, e Jean-Paul Hévin, rei dos chocolates, além de lojas como Dean & Deluca e uma filial do cada vez mais badalado Obikà Mozzarella Bar.
Como Tóquio não é uma cidade qualquer, esses shoppings centers abrigam várias instalações culturais (em ambos há ótimos museus) e, mesmo no meio desse caos urbano frenético, conseguimos encontrar recantos com clima zen, desses que abrigam espelhos d’água plácidos e aquele paisagismo que deu fama aos jardineiros japoneses.
TEMPLO MEIJI-JINGU
O Santuário Meiji (明治神宮, Meiji Jingū?), localizado em Shibuya, é o templo xintoísta que é dedicado aos espíritos deificados do Imperador Meiji e sua esposa, a Imperatriz Shōken.
Após a morte do Imperador em 1912, aprovou-se uma resolução para comemorar seu papel na Restauração Meiji. Um jardim em uma área de Tóquio onde o Imperador Meiji e a Imperatriz Shōken frequentavam foi escolhido como o local do edifício.
DUO FORCHETTES
O Restaurante de cozinha franco-italiana, fica localizado no sub-solo do Keio Plaza Hotel. Experimentamos o “Steak Lunch Set” ao custo de 3.100 yenes. (Salada, prato principal e a sobremesa)
Green Leaf Salade
Grilled Sirloim with Mustard sauce
Tiramisu
TEMPLO DE ASAKUSA
O templo de Asakusa é o mais popular de Tóquio. Tudo gira em torno do complexo de templos Senso-ji, onde as enormes lanternas de papel vermelho sob imponentes portões cerimoniais formam um dos mais conhecidos cartões-postais da cidade.
Na rua coberta, que é a porta principal da entrada para o Templo, encontram-se muitas lojas de souvenirs e numa rua Paralela várias opções de Restaurantes.
RUA OMOTESANDO
É uma área de compras de luxo que apresenta algumas marcas famosas, indo de Louis Vuitton e Gucci a Gap, The Body Shop, Zara, e outras. A Omotesandō também abriga o Oriental Bazaar, uma loja de produtos gerais popular, que oferece de souvenirs, quimonos, pinturas e até móveis.
PALACIO IMPERIAL
O Palácio Imperial de Tóquio, é a residência oficial do Imperador do Japão. Está localizado no distrito de Chiyoda, no centro de Tóquio.
Vale a pena conhecer os jardins que ficam do lado leste e ter noção de como era a grande área nos áureos tempos do Castelo Edo, residência da família Tokugawa.
SKY LOUNGE AURORA
Fica no 45 andar do Keio Plaza Hotel e oferece uma vista panorâmica de Tokyo. Local muito interessante para um Happy hour ou para um romântico final de noite.
GINZA
Área chique e cheia de lojas de departamentos enormes, restaurantes e grifes famosas. Chuo-dori, a principal rua comercial, no cruzamento de Ginza, tem muitas opções de lojas de luxo. Tem também a loja Mitsukoshi, com seus pastéis deliciosos. A grande maioria das lojas famosas tem o seu próprio edifício, como o Shiseido de Ricardo Bofill, que abriga uma galeria de arte e dois restaurantes panorâmicos.
A Chuo-dori, aos domingos, é fechada e vira uma rua de pedestres.
AKIHABARA
Akihabara ganhou o apelido de bairro dos eletrônicos de Akihabara (秋葉原電気街, Akihabara Denki Gai?) logo após a Segunda Guerra Mundial, por ser um importante centro de compras de eletrodomésticos e um mercado negro do pós-guerra.
Hoje em dia, Akihabara é considerada por muitos um centro cultural otaku e um distrito de compras de video games, anime, mangá e computadores. Ícones populares dos animes e mangás são mostrados nas lojas da região, e inúmeros Maid Cafés são encontrados por todo o distrito.
TSUKIJI FISH MARKET
O Mercado de Peixes é uma das principais atrações de Tóquio. É dali que partem os peixes que abastecem todos os restaurantes da cidade. Desde muito cedo, diariamente, a movimentação ágil dos compradores e dos carrinhos que transportam os peixes é intensa. No entanto, para acompanhar os disputadíssimos leilões, onde a grande estrela é o atum, é preciso madrugar. O ideal é chegar no Portão Kachidoki, na rua Harumi, por volta das 3 ou 4 horas da madrugada para fazer o registro de entrada. Muito cedo, embora o horário de abertura da área reservada aos leilões seja das 5:25 da manhã as 6:15 horas, de segunda à sábado.
SUSHI KAITEN
Esses restaurantes japoneses oferecem seus diferentes pratos, e os clientes fazem a sua opção pelo que veem na esteira e pagam de acordo com a cor do prato escolhido.
Confira:
KABUKICHO
É um distrito de entretenimento e luz vermelha em Shinjuku, Kabukichō é a região onde ficam os hotéis do amor, as lojas, os restaurantes, e as casas noturnas, e são chamados frequentemente o “Sleepless Town"
Pertinho do Kabukicho, tem o Golden Gai, que é a região com bares/restaurantes minúsculos, portas e escadas estreitas, que você pede a comida no bar. Super tradicional e bem diferente do caos de Shinjuku. Alguns estabelecimentos cobram entrada e outros não aceitam turistas. É bom entrar em algum com menu em inglês na porta, pois serão mais receptivos!
TOKYO TOWER
Com 333 metros de altura, é a segunda maior estrutura artificial do Japão. Esta construção foi inspirada na Torre Eiffel. O Observatório Principal está localizado a 150 metros de altura, enquanto que o Observatório Especial possui 250 metros. Custa 900 yenes para subir, aproximadamente 9 dólares.
ROBOT RESTAURANT
É um lugar de entretenimento, bem animado, com um Show de Robots, com dançarinas que se apresentam cantando num clima bem festivo!
Fica na região de Kabukicho (também próximo a Shinjuku).
Confira no vídeo um pouco do show:
JARDIM GYOEN
Pegue um mapa ao entrar neste grande parque que se estende por Shinjuku e Shibuya: espaço para você explorar é imenso.
O parque é dividido em jardins de três estilos diferentes: francês formal, paisagem inglesa e tradicional japonês. Não é de se estranhar que a seção japonesa seja a mais interessante e bonita, com lagos, arbustos aparados artisticamente e estátuas. O pavilhão de Taiwan nas proximidades é um lugar elegante para fotos.
PARQUE UENO
O Parque Ueno é um espaçoso parque público no distrito de Ueno do bairro de Taito. São várias atrações como Museus, Zoológicos e Templos Budistas.
ODAÍBA, A ILHA ARTIFICIAL DE TOKYO
Odaiba, também conhecida como Rainbow Town, é uma ilha artificial construída sobre entulhos que fica a 6 quilômetros de Tóquio, Japão. Pertence ao bairro de Minato.
Em Odaiba fica o Onsen mais famoso de Tokyo. Onsen é um complexo de águas termais quentes, onde todos entram completamente nus para relaxar.
MONTE FUJI E HAKONE
Uma das atrações mais sensacionais do Japão é o Monte Fuji! Ele, que é a mais alta montanha do país, é um vulcão ativo, porém de baixo risco de erupção.
Hakone (箱根) faz parte do Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu, a menos de 100 quilômetros de Tóquio. Famoso por fontes termais, beleza natural e a vista do Monte Fuji. Hakone é um dos destinos mais populares entre turistas japoneses e internacionais que procuram uma pausa de Tóquio.
#japão #dicasdeturismo #blogdeviagem #ondeirnojapão #guiadetokio #oquefazeremtokyo