Por: Márcio Araujo, Atendimento Internacional
Hospedagem
RENAISSANCE BEIJING WANGFUJING HOTEL
Nossa escolha por este hotel foi em função da localização, em plena Wangfujing Street que é uma das ruas comerciais mais famosas de Pequim, localizada no distrito de Dongcheng.
O café da manhã do hotel é riquíssimo, composto de especialidades chinesas, japonesas e tradicionais. O hotel ainda oferece um lounge privé, para os clientes que fizerem opção de quarto executivo.
Sobre a região do distrito de Dongcheng:
Desde o meio da Dinastia Ming tem havido atividades comerciais neste lugar. Na dinastia Qing, dez propriedades aristocráticas e a residência da princesa foram construídas aqui, logo depois quando um poço cheio de água doce foi descoberto, dando assim a rua seu nome “Wang Fu” (residência principesca), “Jing” (bem). Muitos alimentos exóticos são servidos na rua de lanches (espetinhos exóticos).
Atrações turísticas
TEMPLO DO CÉU
O Templo do Céu é um complexo de templos taoístas em Pequim, o maior do seu género em toda a República Popular da China. Foi construído no ano 1420 e tanto a Dinastia Ming como a Dinastia Qing o utilizaram para pedir a intercessão celestial para as colheitas (na Primavera) e dar graças ao Céu pelos frutos obtidos (no Outono). Desde 1998 que é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.
Está situado no parque Tiantan Gongyuan, a sul de Pequim. O Templo do Céu inclui a norte a Sala de Oração pelas Boas Colheitas; a sul, o Altar Circular e a Abóbada Imperial Celestial.
O conjunto está rodeado de uma muralha interior e outra exterior formadas por uma base retangular que simboliza a Terra, arrematadas com formas arredondadas para simbolizar o Céu. As muralhas dividem o recinto em duas zonas: a interior e a exterior.
A CIDADE PROIBIDA
A Cidade Proibida, foi o palácio imperial da China desde meados da Dinastia Ming até ao fim da Dinastia Qing. Fica localizada no centro da antiga cidade de Pequim, acolhendo actualmente o “Palácio Museu”. Durante quase cinco séculos serviu como residência do Imperador e do seu pessoal doméstico, sendo o centro cerimonial e político do governo chinês.
O título de Cidade Proibida surgiu pelo fato de somente o imperador, sua família e empregados especiais terem permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio. Trata-se de uma cidade dentro de outra cidade.
Sede de um governo burocrático que comandou o império mais populoso da Terra, é o maior palácio do planeta, cujos rumores sempre apontavam a existência de 9.999 divisões.
Durante séculos, apenas a família do imperador, além dos oficiais e empregados mais graduados tinham permissão de entrar no local.
Qualquer outra pessoa que ousasse atravessar seus portões sem a devida autorização, era sujeita a uma execução sumária e dolorosa.
PRAÇA DA PAZ CELESTIAL
O Protesto na Praça da Paz Celestial (Tian'anmen) em 1989, mais conhecido como Massacre da Praça da Paz Celestial, ou ainda Massacre de 4 de Junho consistiu em uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China, que ocorreram entre os dias 15 de abril e 4 de junho de 1989. O protesto recebeu o nome do lugar em que o Exército Popular de Libertação suprimiu a mobilização: a praça Tian'anmen, em Pequim, capital do país.
Os manifestantes (em torno de cinco mil) eram oriundos de diferentes grupos, desde intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, a trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas econômicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas.
O acontecimento que iniciou os protestos foi o falecimento de Hu Yaobang. Os protestos consistiam em marchas (caminhadas) pacíficas nas ruas de Pequim.
A GRANDE MURALHA
Para conhecer a Grande Muralha, reserve um dia, porque quase todos os guias, aproveitam esse passeio, para complementar com os Túmulos Imperiais da Dinastia Ming.
A Grande Muralha da China é uma série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais, geralmente construída ao longo de uma linha leste-oeste através das fronteiras históricas do norte da China para proteger os Estados e impérios chineses contra as invasões dos vários grupos nômades das estepes da Eurásia, principalmente os mongóis. Várias muralhas estavam sendo construídas já no século VII a.C., que mais tarde foram unidas e tornadas maiores e mais fortes, no que agora é referido como a Grande Muralha.. Especialmente famosa é a muralha construída entre 220 e 206 a.C. por Qin Shi Huang, o primeiro Imperador da China. Pouco desta muralha permanece nos dias atuais. Desde então, a Grande Muralha foi reconstruída, mantida e melhorada; a maior parte do trecho existente é da dinastia Ming (1368-1644).
TUMULOS IMPERIAIS DAS DINASTIAS MING E QING
Os Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing é um conjunto de vários túmulos inscritos na lista de Património Mundial da Unesco. Estes túmulos datam das dinastias Ming e Qing. Em 2000 fora inscritos na lista de Património Mundial da Unesco o Túmulo de Xianling (Zhongxiang), os Túmulos Orientais da Dinastia Qing (Zunhua) e os Túmulos Ocidentais da Dinastia Qing (Baoding). Em 2003 foram inscritos os Túmulos Ming (Pequim), o Túmulo de Xiaoling (Nanjing), o Túmulo de Chang Yuchun (Nanjing), o Túmulo de Qiu Cheng (Nanjing), o Túmulo de Wu Liang (Nanjing), o Túmulo de Wu Zhen (Nanjing), o Túmulo de Xu Da (Nanjing) e o Túmulo de Li Wenzhong (Nanjing). Em 2004 foram inscritos o Túmulo de Yongling da Dinastia Qing (Fushun), o Túmulo de Fuling da Dinastia Qing (Shenyang) e Túmulo de Zhaoling da Dinastia Qing (Shenyang).
Onde comer
TRB - TEMPLE RESTAURANT BEIJING
Menu degustacion muito bom. Esse restaurante é considerado o melhor da gastronomia de Pequim. Imperdível!
Ambiente sofisticado, hiper bem frequentado e um atendimento surpreendente.
Fomos de taxi e ao chegar no restaurante, a primeira impressão é de que ‘compramos gato por lebre”. Mas ao entrar no portão principal, já sentimos o clima incrível deste lugar.