Por Vickie Vargas, Atendimento Internacional

Logo quando comecei a planejar a viagem para a Thai, li muitos relatos sobre Railay Beach e o quanto esse destino é interessante e mais “low profile” que a sua super famosa vizinha Koh Phi Phi. Me identifiquei e reservei 3 noites por lá.

Trata-se de uma ilhazinha linda, cheia de ruelas estreitas, muita natureza e pouco comércio (porém suficiente).

É tão intimista, que em 3 noites lá, você já andou a ilha de ponta-a-ponta, conhecendo, inclusive, certos atalhos; além de já começar a reconhecer as pessoas nas ruas. Viajar para um lugar onde você se sente á vontade, quase como um morador local, em tão pouco tempo, pra mim não tem preço! Dá vontade de se mudar para lá!

ONDE FICA / COMO CHEGAR

Railay Beach fica na província de Krabi.

Krabi é conhecida como uma das bases para quem vai visitar a famosa ilha de Koh Phi Phi: ou você vai por Krabi ou por Phuket. Ambas possuem os aeroportos mais próximos de Koh Phi Phi.
Do aeroporto de Krabi, pega-se um ônibus até o porto, de onde pega-se um ferry para Railay e também para Koh Phi Phi.

Escolhemos ficar em Railay Beach e depois fomos para Phi Phi por mais 3 noites (falo de Phi Phi no próximo post).

ESTRUTURA DA ILHA

A ilha é basicamente dividida em RAILAY EAST e RAILAY WEST (mas não se prenda muito á isso: caminha-se facilmente entre um lado e outro).

Railay East é uma pequena orla onde está o porto de Railay. Aqui não dá praia, por que durante o dia, a maré fica muito alta e o mar chega até o passeio de concreto. Já a noite, quando a maré abaixa, o lugar vira um brejo. Porém, é aqui que a maior parte da vida noturna de Railay acontece. 

Existem alguns bons barzinhos e restaurantes animados ao longo da orla, que ficam abertos até as 2 da manhã (depois disso, tudo fecha).

Railay West é uma praia linda, linda; onde o sol de põe (a primeira foto do post é do pôr do sol de lá). Aqui ficam os melhores resorts, com seus restaurantes pé na areia. Á noite, quase não tem movimento (só nos restaurantes, até as 23h, mais ou menos).

Foto: Railay West

A Walking Street de Railay é uma ruazinha que começa na praia de Railay West. Você vai entrar, ver apenas uma lojinha de conveniência, uma casa de câmbio, uma lojinha de souveniers e um barzinho. Daí vai pensar: - É isso?“ Mas, se continuar caminhando á frente, na estradinha de terra, descobre que há muito mais lá para dentro! Mais barzinhos, restaurantes e lojinhas, tudo num ambiente bem relaxado e alegre. Infelizmente não tenho fotos, mas lá para dentro é muito gostoso de se caminhar!

Inclusive, continuando pelo caminho (se for á noite, com uma lanterna), você chega facilmente em Railay East. Há vários caminhozinhos que ligam um lado ao outro (uns iluminados, outros não); e o legal da ilha é exatamente explorá-los!

Foto: Início da "Walking Street”, na praia de Railay West

ATRAÇÕES DA ILHA

Andando até o fim da praia de RAILAY WEST e pegando uma ‘trilhinha˜ na mata, chega-se a PRAIA DE TONSAI, que é cheia de rochas propícias para a escalada. Lá também é lindo, mas no meu caso, me senti meio desenturmada, por que nessa praia SÓ tem escaladores.

A outra praia da ilha é a imperdível PHRA NANG BEACH. Ela fica entre Railay West e Railay East e é onde o sol nasce. Aqui também tem paredões propícios para a escalada e, em geral, a praia é maravilhosa. A água possui muitos tons de azul. Á noite, dizem que ás vezes é possível ver plânctons fluorescentes no mar de lá. Uma noite, resolvemos conferir e não vimos nada, mas a aventura foi bem divertida!

É na Phra Nang Beach que está a inusitada PHRA NANG CAVE _ uma caverna que apresenta vários pênis de madeira, dos mais variados tamanhos e formatos! Hahaha! Mas, sério, não é pra rir, por que o lugar é sagrado para os moradores locais. Não me aprofundei muito na história, mas parece que tem uma lenda que justifica bem essa cena…

Outra atração muito famosa na ilha é o VIEW POINT de RAILAY BEACH. Para chegar até lá, é necessário pegar uma trilha (que fica no caminho entre RAILAY WEST e PHRANANG BEACH). O visual é lindíssimo!

Na mesma trilha que vai até o View Point, se você continuar subindo, seguirá pela “Trilha para o Lagoon”. Dizem que é uma trilha MUITO DIFÍCIL e ÍNGRIME. Mas apenas os que conseguem completá-la são presenteados com uma bonita lagoa natural. Eu procurei fotografias dessa lagoa, e o que eu ví não me motivou o suficiente para arriscar na trilha. Enfim… se alguém já tiver feito, por favor, deixe seu comentário!

Visitamos também a DIAMOND CAVE (Tham Pranangnai). A entrada era 20 bahts (2 reais). Lá dentro você pode admirar uma bela caverna, mas não tem nada demais!

Um dos pratos típicos da Thai que achei mais interessante foi o STICKY RICE WITH MANGO (˜arroz grudento" com manga). É diferente, mas achei muito gostoso! É leve, docinho e refrescante! Esse é do Tamarind Bar.

Para jantar em um ambiente inusitado e romântico, uma boa pedida é o restaurante do hotel Rayavadee _ o The Grotto, que fica em uma caverna!

Á noite, o bar mais animado da ilha é o THE LAST BAR (sim, o último bar da orla de Railay East). Ele possui um ringue de MUAY THAI em seu centro; e ás sextas-feiras acontece um show e uma luta entre os profissionais da casa. Além disso, os presentes podem se desafiar para uma luta (ganhando um BUCKET como recompensa). E… adivinha? O Bernardo resolveu que precisava lutar! O bar estava bem cheio, mas ninguém topou lutar com ele. Um dos organizadores topou e deu nisso, ó:

Foram 3 rounds, e graças a Deus ninguém saiu ferido! Deu empate e ganhamos nosso BUCKET!

PASSEIOS AO REDOR DA ILHA

A partir de Railay, fizemos um passeio que consideramos tão incrível quanto o passeio para a MAYA BAY (a famosa “ A praia ”, partindo de Koh Phi Phi):

O passeio para a HONG ISLAND, passando também pelo LAGOON e pela praia de PARADISE KOH YAO é simplesmente imperdível! Cada um mais lindo que o outro; e o melhor: não são cheios, então dá para curtir bastante.

A Hong island foi nossa primeira parada e amor a primeira vista! A água era transparente, quentinha e cheia de peixinhos coloridos, que não se incomodavam com a nossa presença…. Não dava vontade de sair da água!

A Paradise Koh Yao é uma praia bem pequeninha, mas com o ar de paraíso que dá para ver nas fotos…

Já o Lagoon é incrível. Em alto mar, esse pedaço é todo rodeado por rochas, onde se forma uma lagoa enorme, com as águas bem calminhas. Chegamos lá mais para o fim do dia e não tinha ninguém! Ficamos maravilhados!

Para fazer esse tipo de passeio, o ideal é juntar um grupo para dividir um LONG TAIL BOAT. Assim vocês fazem o seu próprio roteiro, decidem a hora de sair e ficam o tempo que quiserem em cada lugar. O nosso long tail cabia até 20 pessoas e custou 5000 bahts (cerca de R$ 500 reais) no total. A gente acabou dividindo com mais um casal, apenas; pagando 1250 bahts por pessoa (cerca de 125 reais). Foi uma delícia!

Foto: Saindo de Railay com destino a Hong Island

Abaixo, nesse vídeo que fizemos aos arredores de Railay Beach e de Koh Phi Phi, mostra a incrível chegada no Lagoon (no 0:50 seg) e dentro do Lagoon (no 0:24 seg e no 01 min) , a água transparente com os peixinhos da Hong Island (no 0:05 seg e no 0:43 seg) e o visual paradisíaco da Paradise Ko Yao (no 0:03 seg). Aperte o play!

HOSPEDAGEM

Escolhemos o Sand Sea Resort, por que li muitos relatos de brasileiros que foram e amaram. E hoje, posso reafirmar que (depois do Rayavadee, um 5 estrelas perfeito) o Sand Sea é a melhor opção de hospedagem em Railay!

O Sand Sea fica em Railay West e é praticamente “pé na areia”: você sai do seu quarto, passa pela piscina e já está na praia, que é paradisíaca!

Ficamos na Grand Deluxe Suite, um quarto novinho e super confortável, que fica sempre no andar de cima. Por dentro ele é assim:

Quando fomos escolher, ficamos na dúvida entre o Sand Sea e o o Bhu Nga Thani, por que esse último estava na mesma faixa de preço, mas parecia ser bem mais luxuoso. Mas o ponto negativo do Bhu Nga Thani, é que ele fica em Railay East _ ou seja, no brejo! Uma noite jantamos nesse hotel, e gostamos muito da comida. Mas realmente o visual em frente a ele não é legal (sem contar com o mau cheiro). Então, independente do luxo que ele possa oferecer nos quartos, no hall, etc., pra mim, luxo mesmo é estar de frente para uma praia tão paradisíaca quanto Railay West!

#railaybeach #hongisland #roteiropelatailandia #ilhasnatailandia


Leave a Reply

Your email address will not be published.