Deseja conhecer vários destinos em uma viagem só? Um cruzeiro marítimo pode ser a melhor opção para você.
Mas, ao embarcar pela primeira vez, é comum ter muitas dúvidas. Assim, esclarecemos alguns dos tópicos mais questionados pelos nossos clientes aqui na agência:
ENJOOS:
Sim, o navio balança; não tem como evitar. Para muitos, o balanço é imperceptível e para outros, pode ser uma sensação bem desagradável. Algumas tendem a sentir mais enjoo, outras menos. Isso varia conforme a alimentação, ao consumo de bebidas, ao costume de viajar em navios e ao próprio organismo.
Vão aí algumas dicas para que você não perca a oportunidade de fazer um cruzeiro por medo de enjoar,:
· LOCALIZAÇÃO DA CABINE: Solicite uma cabine nos decks (andares) mais baixos do navio e na área central, já que essas são as áreas mais estáveis.
· ALIMENTAÇÃO: Não fique com o estômago vazio nem cheio: alimente-se regularmente e sem excessos. Antes de embarcar, a dica é consumir uma maçã verde e um suco de laranja. Esses alimentos diminuem as chances de enjoar quando o navio sair do porto e balançar, caso o mar esteja agitado.
· ”PRIMEIROS SOCORROS”: Ao primeiro sinal de enjoo, procure ir para a extremidade da proa. Faça o vento bater forte em seu rosto, respire fundo e olhe para o horizonte.Outra boa opção é entrar na piscina.
· MEDICAMENTOS: Muita gente toma o famoso “Dramin” para evitar enjoos, mas alguns reclamam que o medicamento causa sonolência. Uma outra que costuma ser certeira é o “Vertix”, medicamento indicado para labirintite. Mas, antes de qualquer coisa, recomendamos consultar o seu médico, ok?
· PULSEIRAS ANTI-ENJOOS: As “Sea Bands”, ou pulseiras anti-enjôo: são faixas elásticas para serem usadas no pulso, que fazem pressão em certos pontos e em muitos casos aliviam a sensação de enjôo. São laváveis, além de ser um método 100% natural e podem ser encontradas em algumas farmácias e também pela internet.
ESCOLHA DA CIA MARÍTIMA:
A escolha da companhia marítima é o ponto decisivo entre o cruzeiro dos sonhos e o pesadelo em alto mar. Existe pelo menos uma dezena delas que operam na costa brasileira e centenas pelo mundo. Elas se diferenciam pelo preço, qualidade do serviço prestado, tamanho do navio, tipos e qualidade das comidas e bebidas servidas, quantidade de estrelas, atividades à bordo, etc. Escolher a companhia certa para sua viagem não é fácil, visto que você tem que alinhar suas expectativas com quanto pode pagar, e sempre queremos pagar pouco e esperar muito!
Algumas das companhias que trabalhamos:
· PULLMANTUR
· MSC CRUZEIROS
· COSTA CRUZEIROS
· ROYAL CARIBBEAN
ESCOLHA DA CABINE:
A cabine, em um navio, é equivalente a um quarto, em um hotel. Os preços das cabines sobem conforme aumentam os tamanhos das opções e também dos benefícios das cabines.
· CABINES INTERNAS: são pequenas, sem janela e o banheiro é muito pequeno. São ótimas para quem quer trancar a porta e dormir, pois como não tem janelas é só apagar a luz e escuridão é total. São as que menos balançam e as mais baratas também.
· CABINES EXTERNAS: iguais as cabines internas, mas com uma janela que não abre. A janela costuma embaçar, prejudicando a vista. São mais caras que as internas.
· CABINES INTERNAS COM VARANDA: maiores que as anteriores, têm uma varandinha para que você possa apreciar a vista e curtir a brisa. São consideravelmente mais caras se comparadas com as internas, mas se você puder pagar ou for a única disponível é uma ótima opção.
· SUÍTES, DELUXE E PRESIDENCIAIS: cabines enormes, algumas chegam a ter cem metros quadrados. Elas tem camas maiores, salas de estar, varanda e algumas até banheiras. Geralmente são decoradas com flores, obras de arte, tem frutas a disposição, frigobar cheio, amenidades no banheiro exclusivas e muitas outras vantagens. É claro que estas cabines são para poucos, custando até dez vezes mais que uma cabine interna.
Com relação a localização da sua cabine, lembre-se que:
CABINES NA PROA e na popa balançam mais; CABINES NO MEIO do navio balançam menos. CABINES PERTO DE elevadores, bares e salões de festas podem significar um movimento constante bem na sua porta. CABINES EM DECKS MAIS ALTOS trazem mais comodidade por oferecerem menor deslocamento até as áreas de lazer (mas quanto mais alto o deck, mais caro custa a cabine).
Caso seu contrato de reserva indique “CABINE GARANTIDA”, isto quer dizer que você só saberá qual é o número da cabine e sua localização no momento do embarque. Não será possível escolher a cabine e de nada adianta ser o primeiro a chegar no porto. É a companhia que escolherá em qual cabine você vai ficar. Este sistema traz como vantagem um preço mais baixo.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
- Para cruzeiros nacionais ou pela América do Sul somente é necessário o RG original, em bom estado e com menos de dez anos de emissão.
- Para cruzeiros internacionais (fora da América do Sul) é preciso ter passaporte válido.
IMPORTANTE: Verifique se o navio atracará em algum país que exige visto para entrada de brasileiros e tenha certeza de providenciar este visto antes da viagem.
Alguns países também exigem vacina contra a Febre Amarela para a entrada e é necessário tomar a vacina com pelo menos dez dias de antecedência a viagem.
Menores viajando com somente um dos responsáveis legais (ou com nenhum) precisam ter uma carta de autorização de viagem, em que o outro responsável toma ciência da viagem e autoriza o menor a embarcar. Esta carta deve ter firma reconhecida em cartório.
Não são aceitas em nenhuma hipótese cópias de documentos.
TAXAS:
A taxa portuária é paga no ato da compra de um pacote de cruzeiro, mas não está inclusa no preço da viagem. Ela serve para cobrir as despesas administrativas de cada porto – desde o balizamento do navio e a movimentação das cargas e bagagens, até a iluminação do local.
Cada porto tem sua taxa e nos brasileiros o valor é maior do que os estrangeiros. Crianças de 2 a 12 anos tem desconto de 21% na tarifa.
Outra taxa que é cobrada no ato da compra de um pacote é das gratuities _ ou taxa de serviço_ , que são as gorjetas para os tripulantes. O valor é de US$ 18,90 por dia para cada pessoa e o valor é distribuído para os camareiros da suíte, os camareiros comuns, os garçons, os assistentes de garçom e os chefes dos garçons.
BAGAGEM:
· Bagagem de mão: Vale a pena ter a roupa de banho e os objetos de uso pessoal mais urgentes à mão, porque sua bagagem pode demorar um pouco para chegar à cabine.
· Bagagem em geral: Roupas informais são o que você mais vai usar. É como se você estivesse em um grande clube com cabines. Shorts, camisas, bermudas, saias, camisetas, vestidinhos, saídas de praia e roupa de banho (maiô, sunga, biquíni). Não é permitido andar pelos corredores e pelos restaurantes com traje de banho. Lembre-se disso! Para o jantar com o comandante, os passageiros devem se vestir de forma mais formal. Aconselha-se vestido para mulheres. O longo é opcional. E terno e gravata para os homens.
COMIDA:
Fazer um cruzeiro significa comer bem. São cinco refeições diárias e diversos restaurantes para curtir. Normalmente os navios contam com serviço de Buffet, onde são servidos o café da manhã e o almoço, e restaurantes mais requintados, onde ocorre o jantar.
A comida é bem variada e agrada a todos os paladares. Como a alimentação já está inclusa no pacote, é possível repetir sem custos quantas vezes quiser.
No navio existirão ao menos dois restaurantes: um formal e um informal.
O informal é geralmente um Buffet, localizado próximo das piscinas, fica aberto quase o dia todo. Não há variedade no cardápio de um dia para o outro, mas no geral, a comida é boa e ideal para uma refeição rápida. Aqui você pode entrar com roupas de banho e encontrará hambúrgueres, pizza e batata frita.
Já restaurante formal é onde se come melhor. A La carte, é possível pedir Risotos, massas, carnes e belas sobremesas, em menus que se renovam a cada dia.
É isso! Para esclarecer outras dúvidas, contate-nos e BOA VIAGEM!
#cruzeirosmaritimos #dicasdeviagem #orientando